Etiquetas

terça-feira, 15 de março de 2011

O pré-natal


A primeira consulta ao médico
Se tiver a certeza que está grávida deverá marcar uma consulta no ginecologista-obstétra, para poder  saber se está tudo a correr com normalidade e evitar que surjam possíveis complicações.
Além de confirmar se realmente está grávida, consultar-se no médico permitirá descartar futuros problemas como uma gravidez ectópica, e também ter acesso a uma série de vantagens preventivas , normas higiênicas, informação acerca do perigo para o feto de algumas infecções, tratamentos que possa estar a fazer, radiações, vacinas, etc.
Esta visita ajudará o médico a descobrir antecedentes que possam afetar a gravidez  e se a paciente pode ter uma gravidez de risco elevado. Consideram-se fatores de risco: trabalhar num ambiente prejudicial, do ponto de vista ecológico; a imigração; ser mãe solteira ou estar só; ter menos de 18 anos ou mais de 35 anos, no caso de mães primíparas; ou mais de 38 anos no caso de mães que játenham tido mais filhos; ter uma alimentação deficiente; pesar mais de 15 kg acima do peso ideal, para a idade e altura; existência de algumas doenças (hipertensão, cardiopatias, diabetes, doenças graves do fígado ou dos rins,  anemia grave, doenças do sistema endócrino, etc) e ter tido problemas obstétricos anteriore(abortod, partos prematuros, etc).
É importante que a mãe leve para a consulta os resultados das análises mais recentes que tenha feito , saber o seu grupo sanguíneo e de seu companheiro e qualquer outro dado que possa ser importante para a evolução da gravidez.
O médico perguntará qual a data da última menstruação e a data do teste de gravidez, assim como se a gravidez foi planeada ou não.
Depois de feita a história clínica , e fazer a medição do peso, altura e tensão arterial, o médico deve fazer uma breve exploração física: geral, mamária e genital. Ainda que esta última possa ser um pouco incómoda, é fundamental pois permite ver o tamanho do útero , assim como o estado do colo-uterino. A seguir o médico deve pedir uma  série de exames laboratoriais, para saber com precisão o estado de saúde da grávida, e uma ecografia.
O médico deverá orientar a grávida sobre um conjunto de recomendações a serem seguidas para o bem do bebê e da futura mamãe, seguem alguma recomendações:
Alguns cuidados a ter  na gravidez

-         Reduzir a quantidade de caféina
-         Fumar durante a gravidez pode afectar o desenvolvimento do bebé, evitar ficar em ambientes fechados onde se fume muito.
-         Cozinhar bem carne e ovos, para evitar a salmonela
-         Comer menos fígado , este alimento contém grande quantidade de vitamina A que pode ser prejudicial durante a gravidez.
-         Não ingerir álcool
-         Não ingerir leite e queijo não- pasteurizado
-         Lavar bem os alimentos, frutas e verduras principalmente
-         Tenha uma alimentação equilibrada
-         Não tomar medicamentos sem serem receitados pelo médico.
-         Informe o médico da sua gravidez, sempre que tenha que tirar uma radiografia.
-         Informa seu dentista da sua gravidez , caso exista necessita de uma anestesia local.
-         Evite qualquer risco de contagio pois a seu sistema imunitário está debilitado.
-         Não viajar para países que exista perigo de doenças contagiosas.
-         Fazer análises para determinar a imunidade a toxoplasmose e à rubéola.
-         Se tiver alguma erupção cutânea ou sintomas que possam sugerir alguma
infecção vá ás urgências.
-         Evitar a inalação de vapores tóxicos, e o cheiro de tintas e vernizes.
Ao decorrer da gravidez deverá visitar o seu médico periodicamente para poder reconhecer a tempo eventuais perigos e reduzi ao máximo a possibilidade de futuras complicações.
Até o 7º mês as consultas deverão ser mensais , e apartir do 8º mês de 15 em 15 dias.
Em cada visita dessas  médico deverá uma análise abdominal para ver o crescimento e a implantação do feto no interior do útero, assim como a auscultação dos batimentos cardíacos fetais, também poderá fazer um toque vaginal se assim achar necessário.Fará sempre o controle do peso, medição da tensão arterial e descartará a existência ou não de albumina, glucose e acetona, na urina.

Sem comentários:

Enviar um comentário